História do Beisebol

Dos tempos Antigos até o Século 21

Beisebol, que bicho é isto?

Diz a história de que foi ABNER DOUBLEDAY, que inventou o Beisebol atual jogado com nove jogadores: Seis no campo interno (infield) e três no campo externo (outfield) e que o primeiro match, jogo, pelada foi realizado na cidade de COOPERSTOWN, Estado de New York, USA, no ano de 1839.

     O Beisebol, acredito, deve ser uma forma modificada do CRICKET ou do ROUNDERS INGLES, mas a literatura especializada diz que no ano de 1700 em MALDSTONE, Inglaterra, os garotos jogavam todos os domingos o BASE-BALL.       No ano de 1744 foi publicado em Londres, um livro de Beisebol, e nos idos de 1762 nas cercanias de New York, praticava-se um jogo chamado TOWN BALL que nada mais era do que o ROUNDERS INGLES.     Um renomado Pitcher daquela época e depois um dos grandes fabricantes de material de Beisebol, chamado ALBERT C. SPALDING declarou que foi ABNER DOUBLEDAY o fundador e idealizador do gráfico atual do campo de Beisebol.      Para provar essa tese fundou em 1905 a COMISSÃO MILLS, presidida pelo GAL. A.G.MILLS que fundamentou após vários estudos de que o BEISEBOL foi realmente inventado pelos norte-americanos.  

     A conclusão final desta COMISSÃO MILLS foi baseada numa carta escrita por ABNER GRAVES, um senhor de mais de 80 anos, que declarara ter visto ABNER DOUBLEDAY desenhar o “DIAMOND” quando ambos eram condiscípulos em Cooperstown.

     Um outro periodista chamado HENRY CHADWICK, sustentou até o final dos debates de que o Beisebol derivara do ROUNDERS INGLES e que fora ele que dera o nome de TOWN BALL. Originariamente o BEISEBOL, ou o TOWN BALL, seu antecessor utilizava um campo menor, mais perto e o OUT ao rebatedor era diferente, pois em vez de atirar a bola para a primeira base, lançava contra o corpo do corredor que era eliminado quando recebia a bolada.     Não existia o que chamamos atualmente de “ DIAMANTE” ou “DIAMOND” na forma de leque, pois, às vezes, era triangular e o pitcher ou alimentador (thrower) ficava no meio do triangulo e das outras vezes em que o campo era quadrado ou de forma irregular, ficava numa das pontas.     ALEXANDER JOY CARTWRIGHT JR., um jovem agrimensor, conhecido como o pai do Beisebol, foi o criador do INFIELD MODERNO com 90 pés de distancia entre as bases e o jogo completo com nove entradas (innings) entre duas equipes de nove jogadores.       Antes os jogos eram de vinte e uma carreiras, jogavam-se com dez  homens e o jogo tinha o nome de RIGHT SHORT; e havendo somente a primeira base e a segunda base.     ABNER DOUBLEDAY idealizou então regras simples e regulamentou o Beisebol, sendo portanto teoricamente o seu fundador ou seu inventor.     Contra a idéia do fundador do Beisebol ser ABNER DOUBLEDAY, seu maior adversário foi ROBERT W. HENDERSON, diretor da biblioteca publica de New York, que dedicou trinta e cinco anos de sua vida para descobrir a origem do Beisebol.     Enfim a polemica sobre o inventor continua até os dias de hoje, e não vamos, portanto delongar na historia e suas discussões.

     A primeira partida oficial de Beisebol foi disputada no dia 19 de junho de 1846, domingo, no campo do ELYSIAN FIELD de HOBOKEN, povoado separado da cidade de New York. entre as equipes do KNICKERBOCKER e NEW YORK, havendo hoje neste local uma placa em forma de tumulo comemorativo do evento.          A 1ª  Série Mundial foi disputada entre as equipes do EXCELSIOR de Brooklin e ATLANTICS em 1860.       A  Série terminou empatada por 2X2 vitórias, porque no jogo de desempate, durante o quinto inning houve tamanho tumulto entre os jogadores, dirigentes e o publico em geral que houve a necessidade de intervenção policial e término do jogo.      A partir desta data, foi tal o desenvolvimento do Beisebol que a profissionalização foi imediata, tendo mesmo que estabelecer novas Regras e delimitar rigorosamente a ZONA DE STRIKE, e todo arremesso para amedrontar o Rebatedor foi considerado como sendo BALL, instituindo a partir desta época toda a Regra Oficial do Beisebol.

     No inicio o BAT – Taco ou Bastão era seguro bem curto e todos os jogadores tratavam de colocar a rebatida em terreno ou território onde não estavam os defensores.       Mas vem daí ... que surgiu um jogador de nome ADRIAN C. ANSON, um gigante de quase dois metros que foi o introdutor da nova técnica de rebater, segurando o BAT o mais longo possível e mandando as bolas rebatidas para fora do campo de jogo, ficando a bola morta e HOME RUN HIT.      A medida que os jogadores aperfeiçoavam as técnicas de rebater, as dimensões do campo foram aumentando, existindo atualmente estádios com mais de 380 pés de comprimento nas laterais das linhas de foul e mais  de 450 pés na linha de Center Field.

Anos mais tarde os ORIOLES DE BALTIMORE, idealizaram uma técnica Indefensável denominada

HIT AND RUN, sendo MAC GRAW e KEELER seus melhores representantes.     Quando Mac Graw conseguia atingir a primeira base por “Base por Bolas” ou outra jogada qualquer, Keeler rebatia entre a 1ª e 2ª base, e neste ínterim, atingia a 2ª base e consequentemente a 3ª base.

      Foi somente no ano de 1910 que os latino-americanos, conseguiram ingressar nas Grandes Ligas Profissionais Americanas, através de Armando Marsans e Rafael de Almeida,ambos Cubanos.     No dia 24 de maio de 1935 foi realizado  pela 1ª vez um jogo de beisebol noturno, no Estádio de Cincinnatti.      No ano de 1947 um descendente da Raça Negra foi aceito nas Grandes Ligas Americanas, através de Jackie Robinson, no Brooklyn Dodgers, sendo neste mesmo ano contemplado com o título de “Novato do Ano”; dois anos mais tarde foi escolhido como o “MVP – Most Valuable Player”.

      Nos Estados Unidos há atualmente duas grandes Ligas Profissionais de Beisebol: AMERICANA e NATIONAL, cada uma com doze equipes divididas em duas Séries de duas equipes cada.     No fim de cada temporada, há os jogos Play Off entre os Campeões dos dois grupos e finalmente a “ WORLD SERIES GAMES” , entre os campeões das duas ligas.

 

     A LIGA NATIONAL, fundada em 1876, esta dividida da seguinte forma:

   -    ZONA LESTE   -   Pittsburgh Pirates, Philadelphia Philips, New York Mets, Saint Louis Cardinals, Chicago Cubs, Montreal Expos.

  -     ZONA OESTE   -   Cincinnatti Reds, Los Angeles Dodger´s, San Francisco Giants, San Diego Padres, Atlanta Braves, Houston Astros.

 

A LIGA AMERICANA, fundada em 1900, conta:

  -     ZONA LESTE   -   Boston Red Sox, Baltimore Orioles, New York Yankees, Milwaukee Brewers, Cleveland Indians, Detroit Tigers.

  -     ZONA OESTE   -   Oakland Athletics’, Kansas City Royals, Chicago White Sox, Minnesota Twins, California Angels, Washington Senators.

 

     Há ainda outras organizações do Beisebol Norte-Americano, tais como:

LITTLE LEGUE BASEBALL INC.   -   09 a 12, 13 a 15, 16 a 18 anos.

BABE RUTH BASEBALL.                  -  13 a 15 e 16 a 18 anos.

BOY´S BASEBALL INC.                     -  09 a 10 (Mustang), 11 a 12 (Bronco), 13 a 14 (Pony)

e 15 a 16 anos (Colt).

AMERICAN AMATEUR BASEBALL CONGRESS.    -    Adultos (Stam Musial), 17 a 18 (Connie Mack), 15 a 16 (Mickey Mantle), 13 a 14 (Sandy Koufax), 11 a 12 (Pee Wee Reese).

AMERICAN LEGION BASEBALL      -    Abaixo de 18 anos.

DIXIE YOUTH BASEBALL                  -    Idade Livre.

NATIONAL BASEBALL CONGRESS  -   Idade Livre.

NATIONAL AMATEUR BASEBALL FEDERATION, INC – Soph = 16-17 anos, Júnior = 18-19 e SIR = Adultos.

   E há ainda Campeonatos Colegiais, Universitários, etc... e os profissionais nas categorias A, AA, AAA.

 

  O BEISEBOL NO JAPÃO E DEMAIS PAÍSES ASIÁTICOS – O beisebol no Japão foi importado dos Estados Unidos após quase 30 anos de sua instituição, no 6º ano da Éra Meiji, AD 1873, pelos professores norte-americanos, Holles Wilson e Madjett, quando lecionavam na escola Kaisei Nankoo, atual Universidade de Tókyo. O 1º clube de beisebol foi fundado em1877 por Hiroshi Hiraoka, e a primeira partida oficial de beisebol foi realizada entre as equipes de Shimbashi Kurabu e a Escola de Agronomia de Komaba. A partir desta data, o beisebol no Japão teve um desenvolvimento surpreendente entre os colegiais e universitários das universidades de Waseda e Keio. Hoje contam-se em 12 o número de equipes profissionais, divididas em duas ligas de seis equipes cada, a Central e a Pacific. Muitos anos depois, inventou-se uma bola de beisebol confeccionada de borracha, e que deram o nome de nankiyuu e o beisebol de nanshiki yakiyuu, aliás, muito difundido, havendo inclusive umas federação própria. Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, o beisebol foi interrompido em todo o mundo, especialmente no Japão. Com o término da guerra, as escolas iniciaram novamente a prática, ressurgindo o profissionalismo. Devido à influência japonesa na Ásia, o beisebol difundiu-se na Coréia, China, Filipinas, Formosa (China Nacionalista), Austrália, Birmânia, Indonésia, etc... e enfim, em toda a Ásia, sendo considerado no Japão e alguns países asiáticos, o esporte número um do país.

  O BEISEBOL NO BRASIL E NA AMÉRICA DO SUL – No ano de 1951, realizou-se, os 1ºs Jogos Pan-americanos em Buenos Aires, na Argentina, e o Brasil formou pela 1ª vez a sua seleção Nacional de Beisebol exclusivamente de brasileiros natos. Porém, o beisebol no Brasil teve início com a chegada dos imigrantes do Japão, datando-se daí a história do beisebol. Atualmente o beisebol dm sua quase totalidade  (99%) é praticada pela comunidade japonesa, mas aos poucos ela está sendo difundida através de jornais, TV, revistas, rádios, etc... para todos os brasileiros de outras descendências através das Federações de Beisebol dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro (Guanabara), Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas e Pará, Rio Grande do Sul, etc...

     Porém a história do beisebol brasileiro pode ser dividida em duas eras ou etapas: Antes da 2ª Grande Guerra Mundial e depois dela.

     No plano interno disputam-se Campeonatos Regionais e Brasileiros em todas as categorias. Já se promoveram diversas temporadas internacionais de beisebol tanto de adultos como juvenis, e ainda do beisebol feminino e profissional. Podemos salientar a vinda dos universitários da Universidade de Colúmbia dos EUA, Waseda do Japão, Seleção Colegial, Salompas, Equipe da Toshiba, Seleções do Panamá e Venezuela, Equipe de profissionais dos Estados Unidos (AAA) e Toohei Flyers do Japão. Participamos ainda dos Jogos Pan-americanos de Buenos Aires e Chicago.

       No ano de 1956 a equipe campeã brasileira de adultos – a ADOC de Osvaldo Cruz, Paulista, excursionou à Argentina e Uruguai, cabendo a mim, Dr. Antônio Kunio Kuwahara, na qualidade de representante da Federação Paulista de Beisebol e Softbol entrar em contato com os dirigentes do beisebol argentino e uruguaio e iniciar conversações no sentido de fundar a Confederação Sul-americana de Beisebol.

       Os contatos iniciados foram de um êxito total e no ano seguinte, novembro de 1957, na sala de assembléia do Departamento de Educação Física e Esportes, atual Coordenadoria Geral dos Esportes do Estado de São Paulo, com a presença do presidente Olímpio da Silva e Sá, representante da Argentina, Chile, Peru, e do Brasil, foi instalada oficialmente a Confederação Sul-americana de Beisebol, com a participação de todos os países praticantes do beisebol no continente, inclusive a Venezuela e a Colômbia. Nos diversos campeonatos sul-americanos realizados participaram Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Venezuela. O Brasil já foi tri campeão sul-americano de beisebol.

    NOS DEMAIS CENTROS – Sem contarmos Venezuela e Colômbia temos ainda Aruba e Curaçao, os países americanos, Caribe, Antilhas, Canadá, e os países da Europa, todos praticantes de beisebol. Dentre todos, porém, merece menção especial Cuba, por ser atualmente o maior celeiro do beisebol mundial, onde se pratica o melhor beisebol e o mais desenvolvido tecnicamente. No âmbito internacional o beisebol está sob a jurisdição da FIBA – Federacion Internacional de Basebol de Amateurs (aficionados) tendo na sua presidência o Dr. Angel Zambrano da Venezuela e como vice-presidente o Dr. Issao Nishi, Presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol.     Sob a supervisão da FIBA realizam-se os campeonatos mundiais de adultos e juvenis, estando previstas para os próximos anos os campeonatos nas categorias menores.

 

 

HISTÓRIA DO BEISEBOL

 

(extraído do livro “BEISEBOL EM FASCICULOS”).

   Edição de1976 – Antônio Kunio Kuwahara

Cref. 4 – 037825-P/SP –  Orientador e treinador de beisebol.